06. Texel Naturalmente Colorido

Origem - A raça Texel colorida possui a mesma origem do Texel de cor branca. Tem baixa incidência e ocorre por recessividade do gene que traduz a cor do animal. Algumas interações entre genes podem produzir animais manchados ou parcialmente pigmentados.  

Aspecto geral - Ovino de tamanho médio, tendendo para grande, muito compacto, com massas musculares volumosas e arredondadas, constituição robusta, evidenciando vigor, vivacidade e uma aptidão predominantemente carniceira. Atualmente é considerada uma raça de carne e lã, pois a par de uma carcaça de ótima qualidade e peso produz ainda apreciável quantidade de lã. São aceitos todos os animais que tenham a lã pigmentada, permitindo-se lã branca na barriga, e pelos brancos na face e nos membros. 

Cabeça - Forte, larga ao nível do crânio, completamente livre de lã, e coberta de pelos coloridos, curtos e sem brilho. O comprimento da cabeça (da ponta do nariz à nuca) deve medir aproximadamente 1,5 vezes a maior largura quando observada de lado. Arcadas orbitais salientes e olhos vivos e bem afastados. Orelhas grandes, inseridas altas, com o pavilhão voltado para frente e as extremidades levemente projetadas para a frente e um pouco acima da linha de inserção, completamente livres de lã, mas coberta de pelos coloridos, curtos e sem brilho. As mucosas nasais, pele entre as narinas, lábios e bordo das pálpebras devem ter pigmentação escura, preferencialmente preta. Mocha em ambos os sexos. A cabeça não necessariamente é toda colorida, ocorrendo animais com manchas brancas na face. 

Pescoço - Curto, musculoso, arredondado, bem inserido no corpo e sem estrangulamento na sua inserção com a cabeça.  

Corpo - O corpo tem uma estrutura maciça, não muito comprido, sem, no entanto, dar ao animal uma aparência de petiço. As paletas são carnudas e bem afastadas, terminando em uma cernelha larga. Dorso, lombo e garupa são largos e nivelados. A garupa é volumosa e bem nivelada. Os quartos são grandes, carnudos e arredondados, com entrepernas profundos e garrões bem afastados. Um dos pontos notáveis da raça é o posterior que visto por trás tem o formato de um "U" grande e invertido. A cola é bem revestida de lã, devendo ser larga e ter um comprimento que não ultrapasse o garrão.  

Membros - Fortes, de comprimento proporcional ao corpo, ossos de bom diâmetro e bem aprumados. A sua estrutura deve harmonizar-se com a robustez do corpo e evidenciar a sua capacidade de suportar um grande peso. Os cascos são bem conformados e pretos. 

Velo - De pouca extensão, deixando completamente sem lã a cabeça e os membros dos joelhos e garrões para baixo. Geralmente nem chega a altura dos joelhos e garrões. Cobre bem a barriga. Atinge em média 5 Kg de peso, mechas têm poucas ondulações e terminações com alguma ponta. Deve ser totalmente colorido em tons de cinza, marrom e preto.  

Lã - O diâmetro médio das fibras de lã varia de 27 a 30 micrômetros, o que na Norma Brasileira de Classificação da Lã Suja equivale as finuras CRUZA 1 e CRUZA 2. Suarda um pouco cremosa, com rendimento ao lavado de 60%. 


Aptidões

- Rústica e sóbria, produzindo bem no sistema extensivo e semi-intensivo.
- Produz uma ótima carcaça, com gordura muito reduzida.
- Precoce. Em condições de pastagens, entre os 30 e 90 dias de idade, os cordeiros machos tem ganhos de peso médio diário de 300g e as fêmeas de 275g. Aos 70 dias de idade machos bem formados atingem 27 Kg e as fêmeas 23 Kg.
- Prolífera, pois atinge índices de nascimento de 160%, tendo atingido na França índices de 190 até 200%.
- Os carneiros atingem pesos de 110 a 120 Kg e as fêmeas adultas 80 a 90 Kg, já tendo ultrapassado tais pesos, os carneiros tratados já atingiram 160 Kg e as ovelhas também tratadas, já atingiram mais de 100 Kg.
– Uso artesanal da lã e para produção de pelegos pretos.  


Defeitos desclassificatórios

- Presença de chifres;
- Aprumos defeituosos que prejudiquem a performance;
- Constituição débil;
- Velos muito grosseiros, com muitas fibras meduladas;
- Presença de manchas brancas no velo;
- Malformações bucais. 

Voltar