Pelo segundo ano consecutivo a ARCO organizou a Oficina Jurado Jovem e o Campeonato Cabanheiro do Futuro, eventos destinados aos jovens e às crianças.
Na quinta-feira (29) às 14h a pista 10 recebeu cerca de 30 estudantes que receberam orientações sobre as raças presentes na Expointer, as características e aptidões de cada uma e o que um jurado deve avaliar. A oficina foi conduzida pelo presidente da entidade, Edemundo Gressler e todos os participantes receberam apostilas e certificados.
A superintendente suplente do Serviço de Registro Genealógico SRGO da ARCO, Magali Moura falou um pouco sobre o regulamento de exposições e sobre o colégio de jurados. A oficina não forma os jurados esclarece Magali, “ela tem por objetivo despertar o interesse pelos ovinos e quem sabe estes jovens poderão futuramente poderão atuar nas pistas de julgamentos e fazerem parte do colégio de jurados das raças” conclui.
Tradicionalmente realizado pela Brastexel o Campeonato Cabanheiro do Futuro, desde o ano passado a ARCO passou a organizar o que foi apelidado de momento “fofo” da Expointer quando as crianças entram em pista puxando suas ovelhas para avaliação do jurado.
Gressler diz que não é uma competição, “apesar do nome campeonato o que queremos é despertar o amor pela ovelha, pelo trabalho na cabanha e pela participação nas feiras”, afirma ele lembrando que este ano houve um empate técnico entre todos os participantes.
Participaram:
- Helena Coletti Teixeira – 3 anos
- Maria Francisca Guimarães da Trindade – 3 anos
- Francisco Mendonça Chiodelli – 4 anos
- Maria Fernanda Ceruti Fiorenzano – 5 anos
- Manoela Dall’Igna Rodrigues – 10 anos
- Santiago Bol – 7 anos