Arco reúne inspetores técnicos de três estados para discutir padronização de cinco raças ovinas



A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) realizou nesta semana, entre 7 e 9 de julho, com apoio de parceiros, um encontro de inspetores técnicos de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, em Balsa Nova (PR). O evento visou a atualização e revisão de procedimentos, além da discussão de padrões raciais de ovinos. Foi uma ampliação do encontro que ocorreu entre 31 de março e 1º de abril com inspetores técnicos do Rio Grande do Sul, na sede da Arco, em Bagé (RS). O encontro no Paraná abordou também a importância dos documentos exigidos pela Arco, principalmente no que se refere ao registro genealógico.

Além da parte teórica, o evento proporcionou um momento de troca de experiências entre os técnicos, com o objetivo de aprimorar suas habilidades na seleção de raças ovinas, e que envolveu também visitas a propriedades referência na produção de ovinos na região. Foram visitadas propriedades de criadores das raças Dorper e White Dorper, Texel, Ile de France e Poll Dorset.  

O proprietário da Cabanha e Pousada Cristal do Horizonte, Ubiratan Pedro Bruel, que cria as raças Texel e Texel Naturalmente Colorido (NC), e que foi sede do encontro, destacou a iniciativa da Arco em promover uma troca de experiências com inspetores do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo. “Foi uma satisfação receber os inspetores para fazermos essa gira de atualização técnica na região do Paraná. Foram três dias muito produtivos, onde aprendi muito como criador. Acredito que essa iniciativa da Arco é importante no sentido de estarmos todos cientes sobre atualização dos padrões raciais dos ovinos”, concluiu.

Já a superintendente de Registro Genealógico da Arco, Magali Moura, avaliou que foi uma troca de experiências bastante proveitosa. “Foi um encontro que nos surpreendeu positivamente, tanto pela recepção dos criatórios, da qualidade dos animais destes criatórios, bem como pelo nível de atualização dos inspetores técnicos. Também ouvimos deles a impressão de que o encontro foi bastante positivo”, constatou. Magali ressaltou, ainda, que inspetores técnicos de quatro estados já participaram das giras técnicas (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo) e que a ideia é seguir ampliando estes encontros com inspetores de outros estados.

Foto: Divulgação
Texto: Artur Chagas/AgroEffective

Voltar