Origem


A raça Samm é originaria da África do Sul, na sua formação participaram a German Mutton Merino e a German Merino, raças formadas na Alemanha a partir de cruzamentos de raças locais como o Merino Espanhol, Ile de France, Leicester Longwool e South Hamp.
Em 1932 criadores africanos importaram reprodutores German Mutton Merino e German Merino para fazerem cruzamentos objetivando a formação de um ovino de dupla aptidão, carne e lã de qualidade.
Os vários tipos zootécnicos que surgiram foram unificados em 1971, recebendo a denominação de SAMM.

Aspecto Geral

É um ovino de porte médio, constituição robusta, com boa massa muscular e cobertura de lã, evidenciando dupla aptidão, com maior ênfase para a produção de carne. O equilíbrio zootécnico é 60% carne e 40% lã média.

Cabeça

De tamanho médio, em equilíbrio com o tamanho corporal, deve expressar masculinidade nos machos e feminilidade nas fêmeas. O desejável é um ovino mocho (sem chifres), com cabeça coberta de lã com boa qualidade até nível dos olhos, deixando livres as orelhas, olhos, face, cornetos nasais e mandíbulas. As partes livres de lã devem ser cobertas por pelos finos, suaves e brancos, as orelhas são de tamanho e espessura média, largas, implantadas horizontalmente, com o pavilhão voltado para a frente ou levemente inclinado para baixo, o selo nasal (pele entre as fossas nasais), os lábios e pálpebras são rosadas, admitindo-se mancha marrons em animais velhos.

Pescoço

Forte, largo, bem implantado no corpo, de modo a manter a cabeça bem a cima da linha lombar, sendo desejável não apresentar dobras na pele.

Corpo

Largo, profundo, comprido, bom arqueamento de costelas, região dorso lombar dever ser larga e comprida, apresentando peito profundo e um pouco proeminente, o quarto dianteiro com paletas musculosas e paralelas formando superiormente uma cernelha larga e carnuda, já o quarto traseiro dever ser volumoso, carnudo apresentando uma anca larga e comprida, com os ossos do quadril bem separados, cobertos de carne, mas não proeminentes e quando visto por trás deve apresentar nádegas carnudas e um entre pernas sugerindo a forma U invertido.

Membros

Fortes, aprumados, cascos despigmentados, ossos de espessura e comprimento moderados, cobertos de lã de boa qualidade até os joelhos e jarretes e o restante coberto por pelos finos, macios e brancos.

Velo

Branco, denso, de finura uniforme, formado por mechas com o comprimento médio de 7 a 8 cm, apresenta ondulação bem marcada, suarda fluídica e incolor, conferindo suavidade e proteção ao velo, tem peso médio de 4,5kg para os machos e 3,5 kg para as fêmeas, sendo livre de fibras meduladas e “Kemps”.

Branca, com diâmetro médio das fibras variando de 20,0 a 24,0 micrômetros, o que corresponde na Norma Brasileira de Classificação de Lã Suja às finuras de Merina até Prima A.

Aptidões

- Dupla aptidão, 60% carne e 40% lã.
- Fertilidade, atinge 98%.
- Nascimento atingindo taxas de até 150%.
- Desmane atingindo taxas de até 142%.
- Intervalo entre partos, cerca de 8 meses.
- Precocidade sexual.
- Carcaça de qualidade, com rendimento entre 48% e 52%.
- Peso vivo adulto (macho 130kg e fêmeas 75kg).

Defeitos

- Qualquer rudimento de chifre em fêmeas.
- Rudimentos de chifres fortes ou com mais de 35 mm em machos.
- Pele do selo nasal ou pálpebras pretas ou marrons.
- Face, mandíbulas ou cornetos nasais cobertos de lã.
- Qualquer cor que não seja branca, em qualquer parte do corpo e membros.
- Finura de lã atípica.
- Mechas curtas.
- Pouca densidade.
- Presença acentuada de fibras meduladas ou “kemps”.
- Pelos pigmentados.
- Prognatismo, retrognatismo ou desvio de lateral.
- Xifose, lordose ou scoliose.
- Defeitos na genitália externa.
- Qualquer desvio que comprometa o desempenho das funções de ovino.
- Animais muito pequenos, com pouca cobertura de carne ou de constituição óssea débil.
- * Machos muito robustos, com pequenos e finos rudimentos de chifres de no máximo 35 mm.
- * Cascos com poucas listas marrons ou pretas.
- * Apenas um casco preto ou com listas pretas.
- * Ventre com pouca lã em animais velhos.
* Constituem falhas (defeitos) que devem ser evitados, porém não desclassificam o ovino Samm.