13/03/2020

 

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO, juntamente com o Sindicato Rural de Santiado, Unistalda e Capão do Cipó, informam que estão abertas até o dia 17 de abril as inscrições para a Fenovinos RS de 2020 que será na cidade de Santiago (RS) e ocorrerá de 29 de abril a 3 de maio.

É a segunda vez que Santiago, Unistalda e Capão do Cipó sediam uma edição da Fenovinos, foi em 2014. Santiago foi escolhida como sede da 33ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos, durante a edição da feira no ano passado que ocorreu em Pelotas.

Os municípios, em parceria com os Sindicatos Rurais e ou Associações Rurais que desejarem sediar a 34ª FENOVINOS, em 2021, deverão, preferencialmente, em até 15 dias antes do início da feira, enviar à ARCO documento oficializando sua intenção. E, caso haja, mais de uma cidade candidata haverá eleição para escolha da sede da próxima feira. 

A escolha é feita pelos expositores presentes na feira e aos candidatos é oferecido espaço para defesa de sua cidade.

Uma novidade para esta edição da Fenovinos decidida pela Comissão Organizadora é que o saldo das inscrições, após o pagamento das despesas será dividido entre as Associações Promocionais de Raça, proporcionalmente ao número de animais inscritos.

Na edição Pelotense da feira participaram  250 ovinos de 12 raças mais a variedade Naturalmente Colorida. Sendo, Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, Crioula, White Dorper e Naturalmente Coloridos.

A Fenovinos foi criada em 1987 pela ARCO com o intuito de fomentar o desenvolvimento da ovinocultura em regiões onde ela ainda não está firmada como força produtiva. Atualmente Rio Grande do Sul e Paraná realizam a Fenovinos.