30/10/2019

Dentro do programa de interiorização ocorreu na última terça-feira (29/10) a reunião da Comissão de Ovinos da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul - Farsul, presidida por seu coordenador, André Camozzato e pelo coordenador geral das comissões da Farsul, Rodrigo Rizzo. Os anfitriões foram o Sindicato Rural de Cachoeira do Sul e o Núcleo de Criadores de Ovinos de Cachoeira, através de seus presidentes, Fernando Cantarelli e Dênis Stringuini da Silva, respectivamente.

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO, esteve representada por sua vice-presidente, Elisabeth Amaral Lemos e pela secretária e presidente da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, Cristina Soares Ribeiro, que é também subcoordenadora da Comissão de Ovinos da Farsul.

Na pauta do encontro temas pertinentes à ovinocultura, ações realizadas pela comissão e a tarde ficou por conta de palestras. A primeira teve a participação do presidente do INCRA no RS, Tarso Teixeira, que falou sobre o programa de incentivo à criação de ovinos em assentamentos, um programa que tem o apoio da Emater. Logo após o consultor, Daniel Barros falou sobre a suplementação em ovinos; encerrando a tarde o empresário Felipe Vogt da Celebra Gourmet (Salvador do Sul, RS) que fez uma demonstração de cortes ovinos e falou um pouco sobre o trabalho realizado na Celebra.

“O bom momento da Ovinocultura tem que ser traduzido em avanços, acredito que através da Comissão de Ovinocultura da FARSUL estejamos cumprindo este papel”, aponta Camozzato, lembrando que a próxima reunião será no dia 26 de novembro, na sede da Farsul em Porto Alegre.

Para a vice-presidente da ARCO está evidente a união das entidades e instituições em benefício da ovinocultura, “a nossa união e a aproximação dos criadores com certeza trarão muitos frutos positivos para todos” ressalta Beth.

Nem o mau tempo comprometeu o andamento do evento que contou com expressiva participação de criadores e representantes de sindicatos de Arroio Grande, Herval, Triunfo, Pedras Altas, São Francisco de Paula, São Gabriel, Alegrete; além de representantes da Emater e do coordenador das câmaras setoriais da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, Joal Pontes.